Preparação para o futuro: desafio para pós-pandemia
- Arnaldo Sobrinho
- 14 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de nov. de 2022
Cada vez mais a educação desde a primeira infância é reforçada

Explicar aos pais e aos professors os objetivos de cada eixo de aprendizagem auxilia a compreensão do real papel da Educação Infantil
"Parece até clichê dizer que o papel da Educação Infantil não é preparação para o 1º ano do Ensino Fundamental, entretanto, algumas pessoas ainda acreditam nisso e a prática de alguns profissionais também nos remetem à tal concepção.".
Ora, se são pessoas leigas (comumente os familiares de nossos alunos) que acreditam nisso, penso que o caminho seja mostrar através de uma prática consistente, e constantemente esclarecedora, sobre o que e porquê tais propostas estão acontecendo, e com certa facilidade se demove a crença de que a criança está na “escolinha” apenas para brincar e se socializar.
Quando você explicita na reunião de pais ou no relatório da criança os objetivos de cada eixo de aprendizagem, como a criança vai aprender ou como foi o processo de aprendizagem pode-se contribuir para a disseminação do real papel da Educação Infantil.
Agora, se são profissionais da Educação que ainda possuem essa crença só existe uma causa: falta de conhecimento! Certamente a pessoa deixou de estudar, ler e acompanhar as inúmeras pesquisas didáticas, em diferentes áreas do conhecimento, sobre os processos de aprendizagem das crianças de 0 à 5 anos.
Hoje sabemos que a criança constrói conhecimentos e aprimora procedimentos para resolver questões ou problemas que estão acontecendo, que a mobilizam nesse momento. Desde muito pequena a criança aprende no momento que precisa resolver problemas que a mobilizam, é assim para aprender a falar, andar, montar um quebra cabeça ou aprender a ler e escrever.
Comments